O volume de vendas no varejo brasileiro teve alta de 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados na manhã desta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que havia crescido 2,1% em janeiro.
Os dados vêm bem acima do esperado pelo mercado, que tinha expectativa de um avanço de 0,1% em fevereiro. A pesquisa ainda mostra que o setor cresceu 1,3% na comparação com fevereiro de 2021 e 1,7% no acumulado de 12 meses. No primeiro bimestre deste ano, no entanto, houve variação de -0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na passagem de janeiro para fevereiro, seis das oito atividades do varejo analisadas pelo IBGE tiveram avanço: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Apenas em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria houve queda (-5,6%). Já o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável de um mês para o outro.