A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou nesta sexta-feira (25) que a final da Champions League não seria mais disputada na Rússia, após o país decidir invadir a Ucrânia na última quinta.
O anúncio, que já era esperado, foi feito durante a manhã. “O Comitê Executivo da UEFA decidiu transferir a final da UEFA Champions League 2021/22 de São Petersburgo para o Stade de France, em Saint-Denis. O jogo será jogado, como inicialmente previsto, no sábado, 28 de maio, às 20h de Portugal (às 17h no horário de Brasília) “, disse em nota.
“A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos”, destacou.
Na quinta-feira (24), a entidade já havia condenado a invasão da Rússia. “Como órgão dirigente do futebol europeu, a UEFA trabalha incansavelmente para desenvolver e promover o futebol de acordo com valores europeus comuns, como a paz e o respeito pelos direitos humanos. Continuamos resolutos em nossa solidariedade com a comunidade do futebol na Ucrânia e estamos prontos para estender nossa mão ao povo ucraniano“, falou em nota.
Hoje, eles informaram que, junto com o governo francês, irá apoiar todos os esforços para garantir o resgate de todos os jogadores e suas famílias que estão na Ucrânia. Ainda destacaram que as seleções russa e ucraniana serão obrigadas a jogar os jogos em campo neutro nas competição organizadas por ela.