Após quase três horas de conversas, Rússia e Ucrânia terminaram a segunda rodada de negociações sobre a guerra que acontece há oito dias no território ucraniano. Diferente da primeira conversa, que terminou sem nenhum tipo de acordo, hoje os país acertaram um ‘corredor humanitário’ para ajudar os civis a saírem das zonas de conflito, com um cessar-fogo temporário nessas regiões.
“As partes chegaram a um entendimento sobre a criação conjunta de corredores humanitários com um cessar-fogo temporário“, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak. No entanto, ainda não foram divulgados detalhes de como e onde esses corredores irão funcionar.
As partes também confirmaram que haverá uma terceira rodada de conversas nos próximos dias, mas não informaram a data exata.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que desde que começou a guerra, ao menos 1 milhão de ucranianos fugiram do país. Os ucranianos contabilizam que 9.000 soldados russos foram mortos até o momento, enquanto a Rússia reconhece ter perdido apenas 500. A Ucrânia também diz que perdeu 2.800 militares nesses oito dias de conflito. Os dados de civis mortos pelo ataque também não são consenso, enquanto o serviço estatal ucraniano contabiliza 2 mil perdas, o relatório da ONU informa 227 mortes e 525 feridos.