O crescimento empresarial da zona do euro desacelerou mais que o esperado em junho, mostrou o Índice de Gerente de Compras Composto (PMI) divulgado nesta quinta-feira (23) pelo S&P Global. O PMI caiu de 54,8 em maio para 51,9 em junho, abaixo dos 54,0 previstos pelos especialistas. Esse é o nível mais baixo desde fevereiro de 2021.
“Excluindo os meses de bloqueio pandêmico, a desaceleração de junho foi a mais abrupta registrada pela pesquisa desde o auge da crise financeira global em novembro de 2008“, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, no relatório. “O crescimento econômico da zona do euro está mostrando sinais de hesitação à medida que o impulso da demanda reprimida pela pandemia já está desaparecendo, tendo sido compensado pelo choque do custo de vida e pela queda da confiança dos consumidores e das empresas“, completou.
O índice composto de novos negócios caiu de 53,3 para 50,0, uma mínima de 16 meses. Já o índice de serviços caiu de 56,1 para 52,8, sendo a leitura mais fraca desde abril de 2021.