A inflação nos Estados Unidos, medida pelo PCE, registrou queda de -0,1% em julho, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Departamento de Trabalho norte-americano. O resultado veio bem abaixo dos 1% registrados em junho. No acumulado de 12 meses, a inflação norte-americana avançou 6,3%.
A deflação de 0,1% do PCE foi puxada pelos preços de energia, que recuaram 4,8%. Os preços dos bens caíram -0,4% no mês, enquanto no caminho contrário os de serviços aumentaram 0,1% e os de alimentos, 1,3%. Na comparação anual, os preços dos bens sobem 9,5% e os preços dos serviços, 4,6%. Já a inflação dos alimentos aumentaram 11,9% e os de energia, 34,4%.
O núcleo do PCE, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, registrou alta de 0,1%, ante expectativa de 0,3%. Na base anual, o índice registra alta de 4,6%.
Vale ressaltar que o PCE é um dos principais indicadores utilizados pelo Federal Reserve (Fed) nas deliberações sobre as taxas de juros do país. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Fomc) acontece nos dias 20 e 21 de setembro.