Uma pesquisa realizada pela YouGov, e compartilhada exclusivamente com a Bloomberg News, mostrou que mais da metade dos consumidores das grandes economias mundiais não conseguiram poupar durante a pandemia. O levantamento foi realizado com 20 mil pessoas de 18 países – o Brasil não estava incluso.
Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados deixaram de poupar durante a pandemia. A Alemanha foi o país com taxa mais baixa, sendo que 39% dos participantes não conseguiram poupar, seguido pela Itália, que teve índice de 40%, e Emirados Árabes Unidos com 41%. Também ficaram abaixo dos 50% os Estados Unidos (48%), Reino Unido (46%) e Canadá (43%). A Indonésia liderou a lista, com 64% dos entrevistados deixando de poupar. Na sequência vieram a Dinamarca (59%) e Cingapura (58%).
O levantamento ainda mostrou que as pessoas que conseguiram poupar raramente gastaram o dinheiro em itens de luxo. Metade de quem conseguiu guardar dinheiro durante a pandemia tem conseguido manter o dinheiro, enquanto 26% usou parte do valor para pagar contar ou outros gastos essenciais. Outros 19% usaram o dinheiro para reformas ou mudança de casa, enquanto 13% gastaram com as férias ou eventos sociais.
Confira o ranking