A inflação anual nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu para 10,3% em junho. No mês passado, o índice era de 9,7%. Com o resultado, a inflação na OCDE atinge o maior patamar desde junho de 1988.
A organização afirma que pelo menos um terço dos países membros atingiram a inflação em dois dígitos, tendo a Turquia como pior caso: a inflação anual está em 78,6%. O Japão registra o menor patamar: com inflação de 2,4%.
Essa alta histórica é puxada pelo avanço nos preços de alimentação e energia, que estão sendo diretamente afetados pela guerra na Ucrânia. A OCDE calcula que o preço dos alimentos subiu 13,3% na comparação com junho de 2021, enquanto o setor de energia soma uma inflação anual de 40,7%.
Brasil está em meio ao processo de acessão à OCDE
Em janeiro de 2022, o Conselho da OCDE abriu as discussões de acessão com o Brasil, entregando em junho o Roteiro para a Adesão do Brasil à Convenção da OCDE, onde estabelece os termos, condições e processo para a acessão ao grupo. O governo brasileiro está empenhado com as diretrizes básicas da organização. Nos próximos meses, inclusive, eles pretendem discutir a adesão aos instrumentos legais que ainda faltam com o Congresso Nacional, com instituições empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a sociedade.