Roger Federer, considerado um dos maiores jogadores de tênis da história, anunciou na última quinta-feira (15) que se aposentará após a Lever Cup, que acontece na próxima semana em Londres.
O tenista de 41 anos, vencedor de 20 títulos do Grand Slam, deu a notícia aos fãs em um comunicado divulgado nas redes sociais. Federer precisou se afastar das quadras após a derrota em Wimbledon, no ano passado, por conta de uma lesão no joelho.
“Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios nas formas de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à plena forma competitiva. Mas também conheço as capacidades e limites do meu corpo, e sua mensagem para mim ultimamente tem sido claro. Tenho 41 anos”, escreveu o tenista.
“Joguei mais de 1.500 partidas em 24 anos. O tênis me tratou com mais generosidade do que jamais sonhei, e agora preciso reconhecer quando é hora de encerrar minha carreira competitiva. A Laver Cup na próxima semana em Londres será meu último ATP. Eu jogarei mais tênis no futuro, é claro, mas não em Grand Slam ou no circuito”, continuou.
“Essa é uma decisão agridoce, porque sentirei falta de tudo que o circuito me deu. Mas, ao mesmo tempo, há muito o que comemorar. Eu me considero uma das pessoas mais afortunadas da Terra. Recebi um talento especial para jogar tênis e fiz isso em um nível que nunca imaginei, por muito mais tempo do que jamais imaginei ser possível”, acrescentou.