O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (31) que irá liberar 1 milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica do país. A medida é válida por pelo menos seis meses e tem como objetivo frear a escalada dos preços da energia, que disparou após a Rússia invadir a Ucrânia.
“A escala dessa liberação é sem precedentes: o mundo nunca teve uma liberação de reservas a essa taxa de 1 milhão de barris por dia por esse período de tempo“, disse a Casa Branca, em nota. Já o presidente americano afirmou durante pronunciamento nesta tarde que a liberação das reservas está sendo feita porque “leva meses, não dias, para empresas aumentarem produção”.
Biden ainda fez um apelo aos aliados, pedindo que eles liberem de 30 a 50 milhões de barris de petróleo de suas reservas. Ao Congresso americano, o presidente pediu que aprovem uma legislação para que as empresas paguem taxas pelos poços de petróleo que estão sem uso há anos. Biden afirmou que algumas empresas relutam em aumentar a produção de petróleo pois se beneficiam dos preços elevados.
Vale lembrar que no começo de março, os Estados Unidos proibiram a importação de petróleo russo. Na época, o governo americano já havia reconhecido que a decisão poderia afetar os preços da gasolina e para as empresas “não explorarem os consumidores americanos”.