Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos conquistaram a reputação de um dos destinos de negócios mais atrativos da região do Oriente Médio e Norte da África (Middle East and North Africa – MENA). A economia, o ambiente de negócios e a localização estratégica da região são os principais fatores para o seu sucesso, além de seus fortes laços comerciais com muitos países da região do MENA e de outras localizações.
“Os EAU investiram muito em desenvolvimento de infraestrutura em todas as cidades. Isso levou a uma liberalização das regras de negócios e facilitou a criação de empresas de investidores estrangeiros na região. Os esforços governamentais para fomentar a diversificação industrial rumo a uma economia baseada em conhecimento deve incentivar o investimento comercial. O pesado investimento em infraestrutura turística e hotéis para se preparar para a World Expo garantirá que os EAU continuem sendo um importante destino nos próximos anos.“, explica o Analista de Expansão Global de Negócios da Invest4U, Rafael Fernandes.
Mesmo durante a pandemia, o país ficou em primeiro lugar na região MENA e em 16º no ranking mundial de 2020 quando falamos da facilidade de fazer negócios com base em quão propício é o ambiente legislativo para a abertura de empresas. Além disso, eles também foram o país que mais financiou startups na região do Oriente Médio e Norte da África, com 129 transações, superando o US$ 579 milhões em investimentos durante o ano de 2020.
Outro dado que chama a antão de quem pretende expandir seus negócios é que no ano passado os Emirados Árabes foram o país que mais exportou serviços comerciais em todo o mundo. Além de também estar na liderança do ranking global de relação comercial/PIB e estar em terceiro lugar no Índice de Atratividade para Investimento Estrangeiro Direto em 2021.
Tudo isso torna o Emirados Árabes Unidos um local atrativo para abrir os negócios, mas também para morar e viver. Segundo um estudo do Resonance, das cidades que tem mais de um milhão de habitantes, Dubai é a quinta mais cobiçada por moradores, visitantes e empresários.
“Uma das principais razões pelas quais tantas pessoas querem morar em Dubai é porque ela é a cidade perfeita para o avanço da carreira. Os salários são realmente altos, especialmente para profissões mais técnicas ou que requerem conhecimentos especiais e preparação acadêmica. Além disso, os trabalhadores em Dubai não têm que pagar imposto de renda“, explica Fernandes.