A Eletrobras (ELET3; ELET6) lançou oficialmente a oferta de ações de sua privatização na manhã desta sexta-feira (27). Com isso, segundo os documentos entregues à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a oferta primária, de novos papéis, será de mais de 627,7 milhões de ações. Enquanto a oferta secundária, de papéis já existentes, será de 69,8 milhões de ações do BNDESPar.
Segundo o comunicado, a operação das ações primária incluem American Depositary Receipets (ADRs) emitidos nos Estados Unidos. Além disso, as ações primárias poderão ter um lote suplementar de até 15% do total das ações. A estimativa do governo é de que essa operação movimente cerca de R$ 30 bilhões.
O início do período de reserva começa na semana que vem, indo do dia 3 a 8 de junho. O processo de coleta de intenções de investimentos, o bookbuilding, será no dia seguinte, 9 de junho – quando também será definido o preço das ações. As ações ADRs, nos Estados Unidos, começaram a ser negociada no dia 10 de junho, enquanto no Brasil, o início das negociações a B3 se dará no dia 13 de junho.
O processo de privatização da Eletrobras foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União no último dia 18.