O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu a uma taxa anualizada de 1,4% no primeiro trimestre deste ano, conforme divulgou o Departamento de Comércio americano nesta quinta-feira (28). Essa é a primeira leitura do PIB, que deve ser corrigida em breve, no entanto, a expectativa do mercado era de que a economia do país crescesse cerca de 1,1%.
Essa é a primeira queda da economia da principal potência mundial desde o início da pandemia, há cerca de dois anos. No quarto trimestre de 2021, o PIB havia avançado 6,9%.
Segundo o comunicado do Departamento de Comércio, o aumento de casos da Covid-19 no início do ano pesou no PIB do país. No entanto, houve aumento nos gastos com consumo pessoal (medidos pelo PCE) e nos investimentos fixos não residenciais e residenciais. O PCE, que mede os gastos de consumo pessoal, teve alta de 7% nos primeiros três meses de 2022. O aumento foi impulsionado por uma alta no custo de serviços, principalmente na parte de assistência médica.
A retração na economia americana aumenta a já forte probabilidade do Federal Reserve manter o aperto monetário. A expectativa do mercado é de que na próxima reunião do Fomc, os Estados Unidos aumentem a taxa de juros em 0,50 ponto percentual.