Rússia e Ucrânia começam quarta rodada de conversas, mas entram em pausa técnica
Hoje (14) negociadores russos e ucranianos fizeram uma videoconferência para tentar chegar a um acordo sobre o conflito. Segundo a Ucrânia, os principais objetivos da reunião era o cessar-fogo imediato, retirada das tropas russas e garantias de segurança. No entanto, as negociações foram paradas para uma “pausa técnica” e serão retomadas amanhã (15).
Rússia ataca Kiev
A capital da Ucrânia amanheceu sob ataques russos. Durante a madrugada, ao menos uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas após um bombardeio atingir um prédio residencial. Além disso, uma fábrica aeronáutica também sofreu com ataques, deixando uma vítima fatal e seis pessoas feridas.
Base militar na fronteira com a Polônia é atacada
Ontem (13), a Otan entrou em alerta após a Rússia lançar um ataque aéreo contra a base militar ucraniana em Yaroviv, que fica a 25 quilômetros da Polônia, país que faz parte da aliança.
Estados Unidos afirma que Rússia pediu ajuda militar para a China
A imprensa americano informou, citando autoridades dos Estados Unidos, que a Rússia pediu equipamentos militares para a China. O porta-voz da embaixada chinesa em Washington negou as informações, dizendo que nunca ouviu falar sobre isso e que a prioridade da China é evitar que a situação na Ucrânia “fuja do controle”.
Rússia diz que míssil ucraniano matou 20 pessoas em Donetsk
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que 20 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um ataque ucraniano contra a cidade de Donetsk, onde há separatistas ligados aos russos. A Ucrânia nega a informação.
Comboio com 160 carros deixa Mariupol
As autoridades locais confirmaram que um comboio de ao menos 160 carros deixou a cidade nesta segunda-feira (14). A cidade portuária está cercada há pelo menos duas semanas e há registros de falta de suprimentos para os civis na região, além da falta de água e energia. É a primeira tentativa bem-sucedida de corredor humanitário na cidade.
União Europeia confirma quarto pacote de sanções à Rússia
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrel, confirmou um novo pacote de sanções contra a Rússia. Segundo diplomatas, as sanções agora incluem o magnata Romam Abramovich, dono do Chelsea. Reino Unido e Canadá já haviam anunciado sanções contra ele, que afetam diretamente o clube inglês.