A Agência Nacional de Estatísticas da China divulgou nesta segunda-feira (16) os dados econômicos do setor industrial e varejista de abril. Os dados mostram que o país teve seu pior desempenho nos índices desde o início da pandemia, em 2020. Esse resultado é consequência direta da política de “covid zero” do governo, que colocou os principais centros do país em lockdown total ou parcial nos meses de março e abril.
Com isso, a produção industrial recuou 2,9% em abril, enquanto as vendas no varejo tiveram queda de 11,1%. Essa retração no consumo veio bem acima do esperado pelo governo, que era de 6,6%, além de marcar o segundo mês seguido de queda no índice – em março, ele recuou -3,5%.
“Com o progresso no controle da covid-19 e as políticas de estabilização econômicas surtindo efeito, a economia tende a se recuperar gradualmente,” disse o serviço de estatísticas da China em comunicado. Mesmo com os fracos dados econômicos, o Banco Central chinês decidiu manter a taxa de juros do país inalterada.