Nesta terça-feira (3), o Banco Central da Austrália (RBA) elevou a taxa de juros oficial pela primeira vez desde novembro de 2010, com a intenção de controlar a inflação que atingiu seu nível mais alto dos últimos 20 anos.
Agora, a taxa está em 0,35%, ante um recorde de baixa de 0,10%. A alta foi maior do que o esperado pelos economistas, e o RBA já sinalizou que novos aumentos podem acontecer nos próximos meses.
“O Conselho está comprometido em fazer o que for necessário para garantir que a inflação na Austrália retorne à meta ao longo do tempo. Isso exigirá um aumento adicional nas taxas de juros no período à frente“, afirmou em comunicado o governador do RBA, Philip Lowe.
Nos três primeiros meses do ano, os preços ao consumidor australiano avançaram a uma taxa de 5,1% ao ano, tendo o núcleo da inflação em alta de 3,7%. A projeção do RBA é que a inflação permaneça acima da meta até 2014. A instituição ainda prevê que a inflação atinja 6,0% até o fim deste ano, com uma alta de 4,75% no núcleo.
Sendo assim, o aperto monetário deve aumentar nos próximos meses. A expectativa do mercado é de que até o final de 2022, a taxa básica de juros da Austrália esteja em torno de 2,5%.
O aumento da taxa de juros no país segue a tendência mundial. Amanhã (4), o Brasil e os Estados Unidos devem anunciar aumento de 1 p.p e 0,50 p.p, nas taxas de juros respectivamente.