Muitas pessoas têm grandes sonhos e desejam que suas carreiras progridam de forma espetacular, mas por algum motivo não conseguem sair do seu próprio caminho. A luta é real para muitos, e eles acabam sabotando o próprio sucesso ou minando o avanço – e até mesmo perdendo a felicidade. É importante reconhecer que às vezes nosso comportamento pode ser um empecilho para alcançar nossos objetivos. Por isso, é necessário ter autocontrole e disciplina para evitar que nossos sonhos sejam frustrados.
Infelizmente, bloquear o seu próprio progresso é mais comum do que se possa imaginar, e está relacionado tanto à depressão quanto ao estresse. De acordo com uma pesquisa da Clarify Capital, 45% das pessoas relataram sentir-se estressadas, enquanto 36% disseram sentir-se assustadas ou deprimidas e 25% estavam desmotivadas.
De acordo com os dados da Muse, entre 38% e 44% das pessoas experimentaram sentimentos de sobrecarga, esgotamento, desvalorização, falta de satisfação ou alegria. Tudo isso está relacionado a uma alta prevalência de pessoas que se afastam do sucesso.
Bloquear-se a si mesmo está relacionado à depressão e estresse, geralmente motivado por ansiedade. Você se preocupa com o que pode acontecer se tiver sucesso e enfrentar um aumento de trabalho ou pressão. Ou você pode pensar demais, focando nos piores cenários para o seu potencial futuro. Por essas razões, impedir o próprio progresso também está relacionado ao perfeccionismo e ao síndrome do impostor.
Um estudo mostrou que quando as pessoas têm uma visão fixa de sucesso – ou seja, acreditam que o talento é uma característica estável, em vez de algo que pode ser desenvolvido continuamente – elas tendem a ficar especialmente ansiosas quando alcançam o sucesso. Isso também pode estar relacionado aos padrões de pensamento. Portanto, é importante ter uma mentalidade de crescimento para evitar que o sucesso seja minado.
De acordo com pesquisas da Universidade de Toronto, quando as pessoas possuem uma mentalidade de crescimento com uma visão mais flexível de suas habilidades e capacidades, tendem a abraçar seus feitos.
A partir desta pesquisa, é inteligente lembrar-se de que o seu sucesso é resultado de trabalho duro, que se pode aprender continuamente e que o desenvolvimento é ao longo da vida. É importante ter em mente que o esforço e a dedicação são fundamentais para alcançar os objetivos desejados, assim como a capacidade de se adaptar às mudanças e de aprender novas habilidades. Aprender nunca para, pois é uma jornada contínua que nos permite crescer e evoluir.
Para alcançar o sucesso, é importante expressar-se de forma eficaz. Seja assertivo, comunique-se com confiança e defenda o seu ponto de vista. Evite usar muitos qualificadores quando partilhar as suas ideias. Por exemplo, em vez de dizer “Eu acho que devemos estabelecer o nosso plano de projeto” ou “Talvez devêssemos mudar a nossa abordagem aos clientes”, remova as palavras “acho” e “talvez” para tornar o seu ponto mais assertivo e aumentar a sua credibilidade.
Ao receber um elogio, é importante agradecer e não minimizar os seus esforços. É possível ser seguro de si mesmo sem ser arrogante. Uma forma de bloquear o sucesso é não assumir os seus feitos. É importante reconhecer as suas conquistas e não ter medo de se orgulhar dos seus resultados.
Muitas vezes, as pessoas podem sabotar o seu próprio sucesso ao dizer não com muita frequência. A sabedoria popular aconselha a estabelecer limites e equilibrar a vida profissional e pessoal, o que significa dizer não com frequência. No entanto, se algo desperta o seu interesse e você acredita que pode contribuir para o seu desenvolvimento, é aconselhável que persiga essa oportunidade.
Tomar decisões inteligentes, tomar a iniciativa e buscar oportunidades. Se colocar à disposição para uma promoção, pedir a alguém para ser seu mentor e solicitar a chance de resolver um problema ou implementar sua nova ideia. Todas essas ações transmitem uma mensagem sobre sua motivação, mas também lhe dão poder e reforçam seu valor para si mesmo.
A maneira como nos relacionamos com os outros é uma forma de entendermos a nós mesmos
Nossas relações são um espelho de quem somos e do que valorizamos. Assim, uma das maneiras de garantir que estamos aceitando o sucesso é oferecendo ajuda aos outros e também pedindo apoio quando necessário.
Ao resistir a ajudar os outros, você impede o seu próprio sucesso, mas também se não pedir ajuda e falhar como resultado. Oferecer ajuda e pedir ajuda são igualmente importantes para alcançar o sucesso, além de contribuírem para o fortalecimento de relacionamentos.
A ansiedade pode levar a comportamentos de controle ou micro-gerenciamento. É importante focar em tomar o nível apropriado de controle com base no que é responsabilidade sua e dar orientação ou contribuição para outros. Mas é preciso parar antes de supervisionar demais ou tornar-se excessivamente autoritário.
É importante garantir que não se crie conflito desnecessário. Seja assertivo e expresse suas opiniões, mas não comprometa o seu sucesso tornando tudo uma batalha ou priorizando as discordâncias em relação às relações. Certifique-se de que, ao debater ou trabalhar através do conflito, mantenha o respeito pelas pessoas envolvidas e suas perspectivas diferentes.
Uma outra forma clássica de as pessoas comprometerem o seu próprio sucesso é através da retirada ou evitação dos outros. É importante alcançar e ser intencional ao construir relacionamentos – mesmo em situações em que possa sentir ansiedade ou incerteza. Construir redes fortes e confiança entre colegas é uma maneira segura de obter sucesso, mas também para sustentar mais felicidade no seu trabalho e na sua vida.
É importante garantir que você não está sabotando o seu próprio sucesso. Defina metas desafiadoras, mas razoáveis. Se elas forem muito altas ou muito baixas, você estará se prejudicando. Além disso, seja gentil consigo mesmo – evite o autoconversa negativa. Lembre-se de tudo o que você já conquistou e de quão capaz e resiliente você é. Preste atenção ao que você faz bem e a todas as formas como você pode se desenvolver a partir daqui.
Além disso, assuma a responsabilidade. Se você falhar, reflita sobre como fará as coisas de forma diferente da próxima vez. Se não atingir o objetivo, assuma seu erro e comprometa-se a fazer melhor no futuro. A responsabilidade contribui para o seu próprio empoderamento, autoestima e confiança.
Por isso, é importante tomar ação. Estabeleça metas e execute as tarefas necessárias para alcançá-las. Mesmo pequenos passos podem te ajudar a seguir em frente de forma positiva.
É desafiador subestimar o próprio sucesso, especialmente nos dias de hoje, pois existe muita pressão no mundo, que se traduz em estresse e ansiedade no trabalho e na vida. No entanto, é possível ser intencional ao abraçar a própria capacidade, o sucesso atual e o potencial para um avanço fantástico.