O planejamento financeiro é essencial para quem quer ter estabilidade e também na construção de um bom patrimônio. Com ele, você terá suas finanças organizadas, o seu futuro planejado e saberá exatamente o que pode e não pode fazer.
Mas para isso, é preciso que ele seja feito da maneira correta. A estrategista financeira Jenni Almeida criou ao longo dos anos o método S.I.M, que é baseado em: Sustentação, Investimentos e Multiplicação. E ele é o tripé para de um bom planejamento.
“Se a gente fizer o seu planejamento baseado nele [método S.I.M], você terá a garantia da segurança e de que estará trabalhando para alcançar a sua paz financeira”, garante Jenni. “É possível pular uma dessas partes na hora de fazer seu planejamento? Sim… Porém, você não vai conseguir atingir os melhores resultados. É como se você quisesse perder peso, por exemplo, não adianta só fazer exercícios ou só mudar a alimentação. Você precisa fazer os dois, porque eles são complementares para que você tenha um bom resultado ao longo prazo”, finaliza.
Mas afinal, o que significa cada uma das siglas?
Sustentação
Antes de começar o planejamento, você precisa garantir que ele não irá desabar a qualquer momento. Então o primeiro passo é você se proteger. Conhecer seus números, se organizar financeiramente, criar uma reserva de emergência e ter um seguro de vida. Tudo isso irá te proteger de possíveis imprevistos que podem acontecer ao longo do caminho.
Investimentos
O próximo passo é começar a investir. Os investimentos servem para acelerar o tempo dos seus objetivos, independente de quais eles sejam. Independência financeira, aposentadoria, viagem, construção da casa, entre tantos outros sonhos. Uma carteira bem montada, com a estratégia certa, te levará mais longe, mais rápido.
Multiplicação
Será a consequência dos outros dois pilares. Se você fizer certinho a parte de sustentação e investimentos, começará a multiplicar os resultados. Para isso é necessário sempre manter cuidado com a sustentação, sempre revisar os números, manter a reserva de emergência e o seguro sempre ativos. Além de sempre manter os aportes mensais nos investimentos. Se você seguir à risca, irá fortalecer o último pilar, o da multiplicação.