A Apple anunciou oficialmente o novo sistema iOS 16 durante o WWDC 2022, que aconteceu nesta segunda-feira (6). Dentre os destaques da nova versão do sistema, está a mudança da tela de bloqueio que poderá ser personalizada. A atualização deve chegar aos usuários em setembro e será compatível com modelos a partir do iPhone 8.
Confira as principais novidades do iOS 16
Tela de bloqueio
O usuário poderá fazer customização na tela, como mudar a cor ou reduzir o tamanho do relógio, incluir widgets como calendário, além de poder mudar a fonte. Além disso, o próprio sistema irá fazer indicações de estilos, como filtros e fotos do próprio celular.
Modo foco
No modo foco, que já existe e permite bloquear as notificações, os usuários poderão fazer mais personalizações, como mudar a tela de bloqueio, selecionar notificações importantes e configurar um modo pessoal e modo trabalho, tendo duas telas iniciais para cada. A empresa considera que isso irá ajudar as pessoas a separarem melhor o lado profissional do pessoal
Notificações
As notificações também sofrerão mudanças e passarão a ser mais discretas, ficando concentradas na parte inferior do aparelho quando a tela está bloqueada, sem cobrir completamente a tela inicial.
Mensagens
O app iMessage passará a permitir a edição de mensagens enviadas e também o cancelamento da mesma.
Segurança (Safety Check)
O usuário passará a poder mudar o acesso de seus dados a terceiros. Segundo a empresa, é comum que parceiros compartilhem suas senhas e configurações, e a partir de agora será possível a pessoa desautorizar o compartilhamento das informações, interrompendo o compartilhamento de localização, por exemplo, além de proteger acesso a mensagens.