A Amazon anunciou na última quinta-feira (21) que criou um um fundo de inovação industrial que tem como objetivo impulsionar a inovação industrial, especialmente na área de cadeia de suprimentos, atendimento e logística. O valor do investimento é de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,72 bilhões).
“Vemos uma oportunidade de olhar além de nossa própria experiência e capacitar empresas que estão desenvolvendo tecnologias emergentes em operações de atendimento ao cliente, logística e cadeia de suprimentos“, escreveu Alex Ceballos Encarnacion, vice-presidente de desenvolvimento corporativo mundial da empresa.
Segundo a empresa, o Amazon Industrial Innovation Fund irá investir em empresas que trabalham com tecnologia para aumentar a velocidade da entrega em e-commerces e melhorar a experiência dos trabalhadores de armazém e logística.
Encarnacion ainda afirmou que as empresas poderão optar por trabalhar com a Amazon ou crescer por conta própria. “Estamos entusiasmados em ajudar a avançar essas tecnologias à medida que as compras online se tornam ainda mais importantes para as pessoas que estão procurando mais conveniência e economia de tempo“, disse.
Entre as empresas escolhidas para a primeira rodada incluem a BionicHive, com sede em Israel, que está desenvolvendo uma solução robótica autônoma para se adaptar a estantes e caixas existentes em armazéns; a Vimaan, com sede em Santa Clara, Califórnia, que usa visão computacional e inteligência artificial para melhorar o gerenciamento de estoque; além da Modjoul, Agility Robotics e a Mantic Robotics, todas com sede nos Estados Unidos.
Vale lembrar que a Amazon é líder no movimento de usar robótica e automação nos seus armazéns desde que adquiriu a Keva, há mais de 10 anos.